sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Pele de peixe: uma nova alternativa para o design sustentável



Os couros exóticos (couros de peixe, rã e avestruz), também conhecidos como bio-leather ou couro ecológico, se apresentam como mais uma alternativa na busca por novas soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável, desde sua origem até sua reintegração à natureza. A pele de peixe é um material diferenciado e resistente, cujo processo de produção pode se adequar às leis de preservação e sustentabilidade, gerando novas possibilidades de renda através do aproveitamento da pele. A pele, que teria como destino o lixo, está ganhando novo mercado e transformando-se em um material rentável e com grande padrão de qualidade. Sua aplicação abrange desde a fabricação de bolsas, calçados e vestuário até a confecção de móveis e acessórios (MONSUETO, 2008).

Fig1- Mesa em couro de Salmão
Fonte: Kaeru
A empresa Puma, que atua no segmento esportivo, foi pioneira na fabricação de tênis de pele de Alosa, uma espécie de peixe que vive no Atlântico Sul. O modelo chama a atenção pela elasticidade e resistência da pele que, mesmo possuindo 0,6mm de espessura, ainda é duas vezes mais forte que o couro bovino (RIBEIRO, 2004). Além da diferenciação e inovação, o couro do peixe apresenta muita resistência à tração e ao rasgamento, uma vez que suas fibras são naturalmente entrelaçadas. Os peixes mais utilizados para o aproveitamento da pele são a Tilápia, Pescada Amarela, Salmão, Dourado, Matrinxã, Pacu, Tainha, e outros.
O tamanho do couro do peixe, fator limitante em sua utilização, foi superado através de um exclusivo processo de soldagem desenvolvido pela indústria Nova Kaeru, especialista no curtimento de peles exóticas, onde pequenos pedaços de couro são “colados” entre si formando mantas de até 100x60cm, ampliando as possibilidades de aplicação. A empresa oferece opções de acabamento nos tipos prensado, chapado e arrepiado, resultando em peças singulares, maleáveis, macias e resistentes que surpreendem o consumidor, proporcionando diversas opções de aplicação e textura (FILGUEIRAS, 2002).

Fig 2 - Pequenos pedaços de couro de Tilápia soldados formando uma manta com 100x60cm.Fonte: Kaeru


Por: JULIANA CARDOSO, professora do Curso de Design de Interiores da Faculdade de Arquitetura Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia -UFU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário