segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Associação Curtume do Couro do Peixe Ryo e Mar em parceria com Curso de Design de Produtos da UFPR

A Associação Curtume do Couro do Peixe Ryo e Mar desenvolve atividades e projetos que visem a produção de trabalho e renda a seus associados, inclusive promoções e ações sociais junto a comunidade local, visando o bem estar, a inclusão social, a produção e coleta sustentável, bem como a conservação ambiental da região de Guaratuba.

Em parceria com a Associação Curtume do Couro do Peixe Ryo e Mar o Curso de Design de Produtos da UFPR e outras instituições deram oportunidade para que os alunos tivessem um contato direto com artesãos e a criação de novos produtos. Os alunos conheceram outros modos de fazer design ao adaptarem tecnologias industriais para o contexto local.

Henrique Martins Godeny aluno do curso diz que trabalhar com o couro de peixe foi uma experiência muito interessante. Os alunos podem ver de perto todas as etapas de curtimento, armazenamento e utilização do material. Uma das questões mais bacanas é simplesmente o fato de reutilizar o couro, que antes era jogado fora após o peixe ser cortado em filé.

Ele acredita que o mercado para utilizar este material possui muito potencial para crescer, visto que as questões ambientais e sustentáveis estão cada vez mais em alta, além de ser um material resistente e nobre (comparado ao couro de jacaré, dentre outros...), proporcionando um produto final com mais valor agregado.
           
 Como resultado foram gerados 16 produtos. A expectativa é de aumento na geração de renda e entrada em novos mercados.
Fonte: Ryo e Mar - coleção 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário