terça-feira, 15 de novembro de 2011

Péltica - Peles Especiais





A Péltica é uma empresa de peles especiais e dentre os produtos que ela comercializa está o couro de peixe. Eles trabalham com 3 espécies, o salmão, a tilápia e a pescada amarela.
Está localizada no município de Estância Velha, a 45 km de Porto Alegre-RS. Trabalham com uma tecnologia  que é livre de metais pesados,
Em 2010 em parceria com o Estilista Marcelo Sommer a Péltica esteve presente no SÃO PAULO FASHION WEEK um dos maiores eventos de moda, e assim puderam mostrar todo o charme e qualidade da pele de peixe.
A empresa pretende abrir uma filial no Amazonas, mas para isso ainda é preciso analisar se o mercado local da uma garantia de abastecimento de insumos.
"Já trabalhamos com o couro de peixes marítimos do Maranhão e do Pará. No Amazonas, além de evitar a poluição, podemos ganhar com uma matéria-prima nobre", afirma Alexandre Frasson, sócio na empresa.

De acordo com Frasson, o investimento para a instalação de um curtume com capacidade de processamento diário de 5.000 peles incluindo o tratamento de efluentes é estimado em cerca de R$ 2,5 milhões.
           Para incentivar os produtores, a empresa já realizou um curso que os ensinou a processar a pele de peixe. Também foram apresentadas as técnicas de curtume para a sua conservação, já que, enquanto não houver filial no Amazonas, o transporte até a indústria gaúcha será feito em caminhão.
         De acordo com Carvalho, o Inpa já havia tentado desenvolver a atividade na região. "Não vingou porque eles [os produtores] não quiseram fazer investimentos."
Porém, ele acredita que o envolvimento de empresas interessadas no produto "era o que faltava" para estimular a produção local.
www.peltica.com.br

2 comentários:

  1. Oi. Tudo bem? Estou tentando entrar em contato com a Peltica, mas não consigo. Telefone, site, facebook...não há nada que respondam. Vc sabe chegar neles? Bj, Carol Piccin

    ResponderExcluir
  2. Olá...também estou tentando contato com eles, sem sucesso...se alguém souber e puder avisar, agradeço.

    ResponderExcluir