quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Alguns aspectos colocados por Carolina Fujita sobre a sua atuação com artesãos da região de Guaratuba



• Quando falamos em sustentabilidade, imagino a necessidade de observar o sistema que envolve a produção de couro de peixe na região da Guaratuba, assim como considerar aspectos socioeconômicos e ambientais. Essa cadeia envolve atores como os pescadores, que vendem e limpam a pele; as associadas que transformam em couro, tratam os resíduos, vendem o couro ou transformam em produtos (artesanato); o envolvimento com outras entidades como o SEBRAE, a ADETUR, a Prefeitura, o Governo Federal, etc. Fortalecer a cadeia do couro do peixe tem possibilidade de movimentar a economia da região.
• O couro de peixe é um material relativamente novo para o setor de moda (ou pelo menos não um material amplamente utilizado). Há fatores para ainda não ser tão utilizado, como a necessidade de melhoria produtiva, de qualidade, distribuição, além de questões administrativas por ser uma gestão por associativismo. Além dos fatores internos há fatores externos, como não existir um mercado consumidor formado.
• Imagino que, caso elas (as associadas) consigam gerar renda (atualmente elas mais investem do que ganham), há grande possibilidade de crescimento sustentado.

A Carolina Fujita é especialista em Gestão do Design pela Universidade Tuiuti do Paraná (2003) e graduada em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Paraná (2001). Foi bolsista do Governo de Kyoto, tendo realizado treinamento na GK Kyoto Inc. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Design de Produtos, Design Gráfico e Gestão do Design, atuando principalmente nos seguintes temas: design e cultura, gestão do design, artesanato, design social, reciclagem e sistema de coleta.

Atua na assessoria da ONG DIA (design inovação e arte) que foi criada em 2002. Composta por profissionais e estudantes de diferentes áreas, buscando criar oportunidades de inclusão social de grupos de pessoas, utilizando o desing, a inovação e a arte como instrumento de transformação, visando a melhoria da qualidade dos produtos, uso sustentável dos recursos naturais e valorizando o pequeno produtor.

Carolina Fujita
DIA | design inovação e arte
www.dia.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário